Seja um adulto facilitador

Como adultos temos a tendência de direcionar a criança aquilo que nos interessa, e poucas vezes estamos realmente atentos aquilo que ela deseja, ou ainda de ser um facilitador.

“A criança brinca para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer”. Winnicott

O brincar é o meio no qual a criança manifesta suas ideias, emoções, sentimentos e personifica a sua subjetividade. Com a riqueza do brincar, o adulto facilitador pode aproveitar este momento encantador para desvendar novos saberes junto a criança.

O adulto facilitador aproveita o brincar para ajudar a criança explorar e aprender diferentes tipos de conceitos e aprendizagens.

Seja um facilitador

Seja um facilitador

Como ser um adulto facilitador

  1. Esteja junto a criança a partir dos seus interesses, se envolva com suas brincadeiras, sem querer modificar de forma brusca ou autoritária.
    Demonstre afeto e prazer em estar com ela. Vire criança e desfrute do prazer da interação.
    Ex: Se a criança está sentada no chão, sente junto e expresse o interesse por aquilo que ela está brincando.
  2. Faça perguntas para a criança sobre o que ela está fazendo, como está fazendo. Incentive a criança a ser também alguém capaz de ensinar.
    Ex: Se a criança estiver brincando com o carrinho, se aproxime e peça para ensina-lo a fazer igual a ele.
  3. Crie junto com a criança. Estimule a capacidade dela de criar e verbalizar suas ideias.Se a criança iniciar uma brincadeira, brinque com ela e depois a ajude a ampliar com outras brincadeiras com o mesmo objeto.
    Ex: A criança está chutando uma bola, você pode aproveitar o momento e inserir o conceito do chutar “forte” e “fraco”, “rápido” e “devagar”.
  4. Relacione conceitos com a realidade que a criança está inserida. Se ela está brincando com panelinhas, se envolva e incluía informações.
    Ex: Quando a panela está no fogão ela está gelada ou frio?

Desejamos a você uma vida com muita INTERAÇÃO e brincadeira!

Compartilhe essa ideia e vamos ajudar mais pessoas.

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu e-mail.

Um abraço, venha Interagir conosco!

Comente via Facebook

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons